Destino: Buenos Aires (Argentina)

A capital da Argentina é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros e um dos locais mais econômicos, caso a opção seja fazer uma viagem ao exterior gastando pouco. Além disso, outras facilidades como não ser necessário um visto de turista, é um dos pontos positivos de Buenos Aires na hora de escolher o destino das próximas férias. A cidade conta com passeios, restaurantes e baladas para todos os gostos.

Orientações iniciais

A Argentina é um dos países que integram o MERCOSUL, portanto, não é necessário o visto de turismo para viagens com tempo de permanência de até 90 dias. Também não é necessário emitir o passaporte para viajar, portar apenas o RG e a passagem de volta ao Brasil já garante a entrada no país.

Buenos Aires apresenta estações bem definidas, sendo assim, o turista tem a opção de escolher se prefere ir em uma época mais quente ou fria do ano.

Outro ponto importante para a preparação pré-viagem é se programar quanto à moeda local. Na Argentina é utilizado o peso argentino. A moeda está desvalorizada em relação ao real, mas a conversão já não é considerada tão barata quanto já foi devido a situação econômica atual.

O idioma falado na Argentina tem palavras muito parecidas com o português utilizado no Brasil, mas com outros significados. No centro da cidade e em locais mais turísticos, é comum encontrar pessoas falando 'portunhol' (uma mistura do português com espanhol), já que é frequentado por muitos brasileiros.

Para os amantes de carnes, Buenos Aires é um excelente destino, uma vez que a qualidade das carnes produzidas na Argentina é reconhecida mundialmente. Por isso, estão disponíveis vários pratos deliciosos com o ingrediente. Entre os pratos mais famosos estão os bifes de ancho e chorizo, que são feitos na grelha e temperados apenas com sal.

Pontos turísticos de Buenos Aires

Casa Rosada

O edifício é sede da presidência da Argentina e chama a atenção dos turistas tanto pela arquitetura e a cor rosada, quanto pela história por trás do prédio. O local é um dos símbolos políticos e turísticos mais importantes do país. É possível fazer uma visita guiada (e gratuita!) no interior do prédio aos sábados, domingos e feriados.

O prédio possui a cor rosada desde 1870 e há várias explicações para a cor, como, por exemplo, a representação de união de dois partidos políticos da época.

Ainda atrás do prédio, é possível visitar o Museu do Bicentenário.

Casa Rosada em Buenos Aires
Fonte da imagem: Reprodução/iStock

Plaza de Mayo

Outro ponto turístico e político da cidade, é a Praça de Maio, conhecida no local por Plaza de Mayo. É considerada o coração político de Buenos Aires e é palco de grandes manifestações populares. Em frente a praça está a Avenida de Mayo, que leva à praça do Congresso.

Além de ser ponto de descanso das pessoas que vivem na região, o local é cercado por belos prédios, como a Casa Rosada, Catedral e o Cabildo.

Praça de Maio (Plaza de Mayo)
Fonte da imagem: Reprodução/iStock

Obelisco e avenidas 9 de Julho e Corrientes

O Obelisco é considerado um dos mais famosos monumentos históricos de Buenos Aires, e foi lançado em comemoração aos 400 anos da cidade. Fica localizado entre as avenidas 9 de Julho e Corrientes, ambas movimentadas e ponto de atração para os turistas.

A Avenida 9 de Julho é conhecida por ser uma das avenidas mais largas do mundo. Já a Corrientes é considerada a Broadway local, devido aos teatros localizados na área. É possível, inclusive, tirar fotos por lá com estátuas de artistas argentinos.

As ruas movimentadas de Buenos Aires
Fonte da imagem: Reprodução/iStock

Caminito

O local é uma espécie de museu a céu aberto, onde estão localizados lojas, ateliês e restaurantes. Os estabelecimentos são conhecidos por possuírem janelas e portas coloridas, contemplando o cenário do Caminito. O local é um dos mais tradicionais de Buenos Aires e recebe o nome de Caminito devido a um tango, cujas letras estão gravadas em algumas paredes do lugar.

Caminito em Buenos Aires
Fonte da imagem: Reprodução/iStock

Teatro Colón

O Teatro Colón é um dos cinco melhores teatros do mundo, considerando o seu tamanho, acústica e arquitetura. Devido a isso, é uma parada obrigatória para quem está visitando Buenos Aires. Foi inaugurado em 1908, e, desde então, é palco de grandes espetáculos de música e de dança. Sua arquitetura é outro fato que chama a atenção: possui poltronas de veludo em vermelho, decorações em ouro e em cores vermelhas, e afrescos no interior da cúpula. É de tirar o fôlego.

Além de assistir um espetáculo, é possível conhecer o local através de uma visita guiada, todas as informações podem ser acessadas através do site do teatro

Vista frontal do Teatro Colón
Fonte da imagem: Reprodução/iStock

Cemitério da Recoleta

Por mais diferente que possa parecer, o Cemitério da Recoleta é um dos locais mais visitados pelos turistas em Buenos Aires. Isto porque, lá estão enterrados presidentes, ganhadores do Prêmio Nobel, escritores conhecidos e personalidades importantes. Além disso, ganhou fama pela beleza e riqueza das suas lápides.

O cemitério está aberto a visitação todos os dias, das 07h às 18h, gratuitamente.

Cemitério de Recoleta
Fonte da imagem: Reprodução/iStock

Floralis Generica

O monumento histórico foi criado pelo arquiteto Eduardo Catalano. Trata-se de uma flor de metal, cujas pétalas se abrem durante o dia e fecham durante a noite. Está localizado na Plaza de las Naciones Unidas.

Devido a sua beleza, chama a atenção mesmo de longe, e também é um dos pontos mais visitados da cidade, digno de muitos flashes.

O monumento Floralis Generica
Fonte da imagem: Reprodução/Pxhere

Rosedal de Palermo

O espaço conta com um enorme lago e mais de 18.000 rosas. As melhores épocas para visitá-lo são no final de setembro, quando inicia-se a Primavera, ou em Julho, quando inicia-se a época de poda e os turistas o visitam para receber flores. Obra do arquiteto Carlos Thays, o Rosedal possui 3,4 hectares de área e tem vários pontos de visitação, como: a ponte grega que atravessa o lago, um pátio andaluz e o Jardín de los Poetas. Neste último, há bustos de personagens famosos como William Shakespeare e Dante Alighieri.

Rosedal de Palermo
Fonte da imagem: Reprodução/iStock

San Telmo e Puerto Madero

Dois bairros dignos de visitação são o San Telmo e o Puerto Madero. San Telmo é conhecido por sediar aos domingos uma famosa feira, conhecida pela venda de antiguidades, apresentações de dançarinos, música ao vivo e artistas em geral. É uma ótima oportunidade para comprar lembrancinhas e conhecer mais sobre a cultura local.

Já para passeios noturnos, Puerto Madero é uma boa pedida para passear no longo calçadão e apreciar o bairro boêmio que retrata Buenos Aires mais antiga. Além disso, o porto sedia bons restaurantes, bares e baladas, além de ter uma linda vista.

Puerto Madero
Fonte da imagem: Reprodução/iStock

Shows de Tango

Por fim, para conhecer ainda mais a cultura de Buenos Aires, um passeio indispensável é presenciar um show de tango. As principais casas de show que têm este tipo de apresentação são o café Esquina Homero Manzi, o Café Tortoni, El Viejo Almacén, o Señor Tano e o Madero Tango.

Show de tango é uma das atrações de Buenos Aires
Fonte da imagem: Reprodução/iStock

Voltar para o Blog Monte sua Viagem