1. Caverna de Vatnajokull, na Islândia
Formada devido ao derretimento de água glacial, a caverna fica localizada na maior geleira da Europa e é considerada perigosa, pois as geleiras estão constantemente quebrando e sendo alteradas.
2. Caverna de Gelo, Rússia
Esta caverna foi formada por aberturas que liberam calor e gases vulcânicos, as chamadas "fumarolas", por estar próxima ao vulcão Mutnovsky.
3. Son Doong, Vietnã
Conhecida como a maior caverna do mundo, habita diversos animais, e possui cascatas e formações geológicas diferentes.
4. Mina de Naica, México
Está fechada ao público devido às altas temperaturas (calor) e à profundidade. É conhecida como a Caverna de Cristal por ser o lar dos maiores cristais já vistos.
5. Cavernas Batu, Malásia
Repleta de estátuas, a caverna já foi usada por ingleses e colonos chineses, e também pelos indígenas Temuan. É aberta à visitas.
6. Glaciar Mendenhall, Estados Unidos
Faz parte da geleira de Mendenhall, no Alasca e foi formada devido ao derretimento de gelo.
7. Caverna em Algarve, Portugal
Acessível apenas por água, é bonita e muito romântica.
8. Caverna Waitomo Glowworm, Nova Zelândia
Em Waitomo, que fica no norte da Nova Zelândia, há um grupo de cavernas, chamadas de Glowworm Caves, que ficaram famosas pela enorme quantidade de arachnocampa luminosas - uma espécie de mosca cuja larvas se alocam no teto das cavernas e soltam um fio de seda envolto com muco e veneno que possui bioluminescência (capacidade de produzir luz), para atrair as presas. As cavernas se tornam em um grande espetáculo luminoso.
9. Caverna Tham Lod, Tailândia
Atravessada pelo rio Nam Lang, a caverna é lar de centenas de milhares de andorinhões-asiáticos.
10. Caverna Kyaut Sae, Birmânia
Uma das poucas coisas que se sabe sobre essa caverna é que foi usada como templo budista.
11. Caverna de Mármore, Patagônia
A água turquesa lança reflexos deslumbrantes sobre o teto de mármore branco da caverna, criando um efeito mágico. É conhecida como Catedral de Mármore.
12. Antelope Canyon, Estados Unidos
Caverna de formas suaves em suas paredes, foi esculpida por milhares de anos de ventanias e inundações. Em decorrência das chuvas que caem a quilômetros de distância, as inundações são bem perigosas, podendo ocorrer sem aviso prévio, o que já matou alguns turistas.
13. Caverna de Phraya Nakhon, Tailândia
Com o espaço no teto, pelo seu desabamento, permitindo uma iluminação natural única, o lugar foi utilizado para visitas de reis locais. O pavilhão no centro foi construído para a visita do Rei da Dinastia Chakri, Chulalongkorn, em 1890.
14. Caverna Ellison, Estados Unidos
Ideal para quem gosta de rapel, faz parte de uma gruta em Geórgia, Estados Unidos.
15. Caverna Reed Flute, China
Cores fortes, formas únicas e brilhantes estalagmites e estalactites fazem parte desta caverna chinesa, bastante procurada pelos turistas.